Alimento Funcional - Apis Food Solution
CONTATO EnglishPortugueseSpanish

Blog Apis

Alimento Funcional

Compartilhar é se importar!

O que é um alimento funcional?

O conceito de alimento funcional surgiu em meados da década de 80 no Japão, que se refere ao termo “Foods for Specified Health Use”, ou melhor dizendo, Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos. O conceito para o Alimento Funcional ou Nutracêuticos é de que, necessariamente, seja um alimento que quando consumido regularmente, traga efeitos benéficos a saúde, auxiliando em funções específicas do corpo.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina normas e procedimentos para registrar os alimentos funcionais, de modo a proteger o consumidor. Dentro da ANVISA, todo produto que queira entrar nesse mercado deve seguir a legislação proveniente do Ministério da Saúde e apresentar um relatório técnico com informações que comprovem os seus benefícios e a garantia de segurança para seu consumo. Ou seja, realmente precisa ter um efeito positivo e comprovado para o corpo, que vai além de suas funções nutricionais básicas, como por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas como câncer e diabetes.

Alimento Funcional - ácidos graxos essenciais

Além disso, o ministério da saúde presta os seguintes esclarecimentos:

  • É necessário que o consumo destes alimentos seja regular a fim de que seus benefícios sejam alcançados.
  • O consumidor deve também estar atento e procurar saber se o alimento que está comprando (referimo-nos àqueles processados pela indústria) teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias.
  • Para que os resultados sejam eficazes, é importante que o consumidor siga as instruções na rotulagem, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante.
  • Além disso, é importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada, balanceada. Isto quer dizer que se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela somente terá resultados positivos, se a ingestão deste estiver associada a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Alguns ingredientes que são considerados funcionais são: Isoflavonas, proteína de soja, ácidos graxos essenciais (Ômega-3), flavonóides, fibras solúveis e insolúveis, prebióticos, probióticos tanino, licopeno, entre outros.

Elaborado por: Apis Food Solution.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente.

    Referências:

    Ministério da saúde. Alimentos funcionais. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais. Acesso em: 17/05/2021

    Pfizer. ALIMENTOS FUNCIONAIS: O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?. Disponível em: https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/alimentosfuncionais-o-que-sao-e-para-queservem#:~:text=Alimentos%20funcionais%20são%20alimentos%20ou,câncer% 20e%20diabetes%2C%20entre%20outras. Acesso em: 15/05/2021

    Facebook Comentários