Você já ouviu falar em Cozinha Inteligente? - Apis Food Solution
CONTATO EnglishPortugueseSpanish

Blog Apis

Você já ouviu falar em Cozinha Inteligente?

Compartilhar é se importar!

O conceito de cozinha inteligente ou cozinha 4.0 se caracteriza pela maximização do uso de tecnologias e automatização dos processos, com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir erros e consequentemente as perdas relativas à produção, bem como controlar todos os fluxos que foram automatizados e a disponibilidade de insumos.

Sabendo que a cozinha inteligente derivou da indústria 4.0, vale a pena conhecer mais um pouco sobre a fábrica 4.0 da Coca-Cola Andina. Toda a fábrica é completamente automatizada, mas vale destacar dois equipamentos muito interessantes: o LGV e a máquina Tribloco representados nas Figuras 1 e 2 abaixo.

O LGV cuida de toda a logística, tanto reabastecendo insumos na linha de produção, quanto realizando a organização dos engradados de refrigerantes. Já a máquina Tribloco realiza três processos ao mesmo tempo: sopra, enche e rotula as garrafas. Com esses dois equipamentos destacam-se a economia energética, o ganho espacial e organizacional.

cozinha inteligente
Figura 1: LGV – robôs que transportam automaticamente os engradados de refrigerante e insumos para a linha de produção.
cozinha inteligente
Figura 2: A Coca-Cola utiliza máquina tribloco, que sopra, enche e rotula a garrafa no mesmo equipamento.

Diferenciais da Cozinha Inteligente e Empresas que Utilizam

Os grandes diferenciais da cozinha 4.0 são o aumento da produtividade, segurança dos trabalhadores e do alimento em si, economia de água e energia, diminuição de perdas e consequentemente menor produção de lixo, bem como maior organização do ambiente de trabalho. No entanto, a tecnologia precisa estar integrada a processos bem definidos e de qualidade. Por exemplo: não adianta utilizar um forno combinado que prepara bifes e frangos em tempo recorde se a temperatura do cozimento não for adequada para o preparo ou se os ingredientes não forem de qualidade e na proporção correta. Em outras palavras, utilizar insumos de qualidade, boas receitas e variáveis adequadas ao processo farão toda a diferença no uso da tecnologia dentro da cozinha.

Segundo a Sodexo Brasil (2019), com a implementação da cozinha inteligente é possível reduzir custos e tempo de produção, por meio de processos e tecnologias com maior eficiência. Ocorre a redução do consumo de água por volta de 21%, diminuição de 60% na despesa com gás, 32% da energia elétrica e redução de 40% o tempo de preparo das refeições. Mais de 215 clientes Sodexo possuem Cozinha Inteligente.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, ocorre a redução de 30% na geração de resíduos orgânicos, devido a diminuição do desperdício de ingredientes e refeições. Esse dado é de grande impacto na gestão de resíduos sólidos urbanos no país, uma vez que no Brasil resíduos orgânicos compõem 50% do total de resíduos gerados.

A Exal, empresa que administra restaurantes corporativos, já está implementando o conceito de cozinha 4.0 no país há alguns anos. Eles investem não apenas nos equipamentos e layout, mas no treinamento e qualificação das pessoas que compõem a equipe dos restaurantes, desde a parte gastronômica até o uso das tecnologias e utensílios.

Tá bom, mas e quais equipamentos podem ajudar nessa automação?

A Rational fornece o ConnectedCooking, tecnologia que permite a conexão de todos os equipamentos à rede WiFi, permitindo o gerenciamento deles, higiene, manutenção e receitas independentemente de onde você estiver. O sistema de limpeza dos equipamentos é automático (tecnologia autolimpante).

EquipamentoModeloFunçõesPerformance
Imagem3iVario ProCozinha, refoga, frita e cozinha na pressão40 kg de strogonoff em 20 minutos; 30 kg de feijão em 42 minutos
Imagem4iCombi ProForno combinado, refoga, assa, grelha e cozinha.100 porções de carne, frango, peixe em até 20 minutos.

Também temos os equipamentos específicos de refrigeração, onde destacam-se os balcões de refrigeração que permitem tanto o preparo quanto o armazenamento e conservação dos alimentos em temperatura segura, e também os ultra congeladores, que permitem o congelamento rápido das refeições, conservando suas características originais do preparo na etapa de pós descongelamento.

EquipamentoModeloFunçõesPerformance
Balcão refrigerado em Aço AISI 304Balcão refrigerado em Aço AISI 304Refrigeração de alimentos e balcão de preparo.Frost free, com degelo automático por uso de gás quente
Ultracongelador profissional SimplyUltracongelador profissional SimplyResfria e congela.Diminui a temperatura do produto rapidamente de 90ºC a -18ºC (ultracongelamento) ou de 90ºC a 3ºC (resfriamento acelerado). Degelo manual por ventilação.

E quem não gosta de um 3 em 1?

Esse equipamento se destaca por seu equipamento 3 em 1, que se encaixa perfeitamente dentro do conceito de cozinha 4.0, trazendo economia de espaço e otimização de processos.

EquipamentoModeloFunçõesPerformance
Trio FenomenalTrio FenomenalGrelha, estufa e refrigera8 recipientes para armazenamento na estufa e 6 gavetas de refrigeração.

Já começou a imaginar sua produção com esses equipamentos?

Nos chama que nós te ajudamos a otimizar sua cozinha!

Referências:

  1. TOPEMA EQUIPAMENTOS. Disponível em: <https://www.topema.com/refrigeradores-cozinha-industrial/>
  2. MULTRIGRILL. Disponível em: <https://www.multgrill.com.br/noticias/lancamento-2021-mult-grill/>
  3. TRAMONTINA INDUSTRIAL. Disponível em: <https://www.tramontina.com.br/>
  4. Melhores empresas de equipamentos industriais – Revista Food Service News. Disponível em: <https://www.foodservicenews.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Clipping-Rational-portal.pdf>
  5. RATIONAL EQUIPAMENTOS. Disponível em: <https://www.rational-online.com/pt_br/connectedcooking/>
  6. Revista Varejo Brasil – Conceito cozinha 4.0: <http://www.revistavarejobrasil.com.br/o-conceito-4-0-chega-as-cozinhas-brasileiras/>
  7. SODEXO BRASIL – Cozinha 4.0. Disponível em: <https://sodexoservicos.com.br/novidades/cozinha-inteligente-inovacao/>
  8. INDÚSTRIA 4.0 – COCA-COLA BRASIL. Disponível em: <https://noticias.gs1br.org/as-licoes-da-fabrica-4-0-da-coca-cola-no-brasil/>
  9. EXAL, cozinha inteligente. Disponível em: <https://exal.com.br/cozinha-inteligente/>

Facebook Comentários