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Top 5: tendências para o consumo de alimentos

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Qual o diferencial do seu serviço de alimentação? Como fazer o cliente preferir frequentar o seu estabelecimento do o que o da concorrência? A Brasil Food Trends realizou uma pesquisa e chegou em um top 5 motivos que faz seu food service se destacar no mercado, de acordo com a visão do consumidor:

1º) Conveniência e praticidade

            Em tempos de pressa e velocidade, não se pode perder mais nenhum segundo. Estabelecimentos que oferecem conveniência e praticidade ganham destaque: é valorizado pelo consumidor a rapidez de atendimento, baixo tempo de espera, a localização acessível e a facilidade de pagamento. 

Como ter conveniência e praticidade no meu estabelecimento? Opções como serviços de delivery, drive-thru, take away e venda de pratos pré-prontos são exemplos de como implementar essa tendência.

2º) Confiabilidade e qualidade

Cada vez mais o consumidor quer informação a respeito do que ele está consumindo: como são preparados os pratos, ambientes de preparo e origem da matéria-prima. Destacam-se ações que garantam que o produto que ele irá consumir é seguro e tem qualidade. Como ter confiabilidade e qualidade no meu estabelecimento? Opções como contratar serviços de consultoria e de soluções para serviços de alimentação para implementar selos e certificações, além de utilizar as redes sociais para mostrar como é feito o alimento são exemplos de como implementar essa tendência.

3º) Sensorialidade e prazer

Estabelecimentos que valorizam a gastronomia, transformando o ato de comer um exercício de prazer e manifestação cultural, ganham destaque na sensorialidade e prazer.  Muitos consumidores dão preferência a lugares que entregam a ele além de um prato de comida, escolhendo ambientes que o oferecem um maior número de sensações e experiências.

Como ter sensorialidade e prazer no meu estabelecimento? Opções como receitas exclusivas, menus de degustação e resgate de tradições gastronômicas regionais são exemplos de como implementar essa tendência.

4º) Saudabilidade e bem-estar

A saudabilidade e o bem-estar são cada vez mais esperados pelo público. É possível observar essa tendência pelas escolhas dos consumidores: saladas já são vistas como prato principal, carnes brancas e grelhadas são cada vez mais consumidas e sobremesas como salada de frutas crescem em popularidade.

Como ter saudabilidade e bem-estar no meu estabelecimento? Um cardápio com opções vegetarianas, carnes brancas, porções reduzidas de pratos já vendidos ou em edição light/diet e sobremesas saudáveis (como saladas de frutas ou doces feitos com redução de açúcar) são exemplos de como implementar essa tendência. 

5º) Sustentabilidade e ética

O consumidor se importa cada vez mais sobre impacto do que está consumindo. Com isso, cria admiração por lugares que tenham responsabilidade social e valorizam aqueles que se preocupam com sustentabilidade, ética e cidadania. Destacam-se estabelecimentos que realizam projetos como maior controle de consumo (tanto de água, como de luz), estimulam da agricultura local, realizam coleta de lixo (reciclagem, destino correto de resíduos), valorizam as pessoas do seu ambiente de trabalho e fazem ações sociais e ambientais na sociedade ao seu entorno.

Como ter sustentabilidade e ética no meu estabelecimento? Realizar ações de responsabilidade social e informar os clientes das atitudes feitas, por meio de redes sócias e implementação de selos são exemplos de como implementar a tendência.

Referências:

BTF 2020 – Brasil Food Trends 2020. FIESP e ITAL. São Paulo – SP. 2010. Disponível em: <http://www.brasilfoodtrends.com.br/Brasil_Food_Trends/files/publication.pdf>. Acesso em 12/06/2020.

Katharine Prytulak – Graduanda em Engenharia de Alimentos e Estagiária na Apis Food Solution


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