O código de barras é uma série de números encontrada em praticamente em toda embalagem de produtos que consumidos. Mas você sabe o porquê de ele ser uma ferramenta tão utilizada? Conheça um pouco mais sobre ele e vantagens de utilizá-lo:
O que é?
O código de barras é uma representação gráfica de números de números que identificam um produto. Podemos fazer uma analogia e dizer que esses números são o “RG” do produto, considerando que cada produto apresenta sua própria sequência de números e sua própria identificação de acordo com suas particularidades.
Ou seja, cada produto deve ter um código/série de números único. Por exemplo, se um mesmo produto é comercializado em quantidades diferentes (300 mL, 500 mL e 1L), cada uma das quantidades comercializadas deverá ter seu próprio código de identificação, pois tratam-se de produtos diferentes.
Como funcionam?
Cada barra do código representa um número e cada número representa uma informação, como por exemplo o tipo de produto, identificação do fabricante, etc; ou seja, ao ler o código de barras, temos acesso a todas as informações do produto.
As barras são formadas a partir de um código binário [binário: base de dois dígitos, 1 e 0] seguindo a mesma lógica da computação para isso. Isto é, os números 1 representam as faixas pretas e os números 0 são referentes às faixas brancas. Quando uma barra é mais grossa que as demais, isso quer dizer que ali existe um somatório de várias barras de uma mesma cor.
A leitura do código é feita por um aparelho que funciona como um scanner, chamado de leitor de código de barras. Ele é responsável por automatizar diversas operações, pois auxilia na identificação da mercadoria de forma muito mais prática e ágil, além de padronizar produtos diferentes da mesma cadeia produtiva.
Vantagens de utilizar código de barras
- Agiliza a operação no caixa: a leitura do código de barras, ao invés da digitação de números, é muito mais rápida e ágil.
- Evita erros de digitação: Usar o código de barras e realizar a leitura da representação gráfica faz com que a probabilidade de erros praticamente não exista.
- Certeza de identificação do produto: o código possibilita a unificação de identificação de produtos, o que gera certeza para varejistas, consumidores e distribuidores.
- Pode-se adicionar várias informações do produto pelo código de barras: por meio do código de barras é possível encontrar diversas informações sobre o produto, dados que são importantes para o cadastro de produto, controle de estoque, processo de venda, emissão das notas, etc.
- Redução de custos: a redução de custos acontece uma consequência positiva dos benefícios que o código de barras proporciona. Com uma maior agilidade na execução das tarefas, assertividade, automatização e aumento da produtividade, ganha-se com a redução de erros e a redução
- Mais velocidade nas translações: Como os dados dos produtos podem ser levantados com maior rapidez, pode-se dizer que os processos também se tornam mais ágeis, impactando positivamente nos índices de produtividade.
- Facilidade nas relações comerciais: pelo código de barras ser uma numeração padronizada, as empresas podem se relacionar no comércio de forma muito mais ágil e sem que seja necessário compartilhar informações a respeito dos produtos de forma separada, visto que elas já estão contidas nos códigos de barras.
Como ter um código de barras?
Todo e qualquer empreendimento que deseja identificar seu produto, seja para controle interno e/ou exportação, deve se preocupar com a criação de seus próprios códigos de barras.
Para controle interno: Caso sua necessidade seja para controle interno, você consegue elaborar a criação desses códigos de barras via Softwares gratuitos e próprios de empresas de Impressoras de Etiquetas (como o Zebra Designer, Bylabel e Bartender).. Também há outras plataformas online e aplicativos de smartphones (Android ou iOS) que podem gerar os códigos de barras de forma gratuita.
Para comercialização de produtos: O código de barras é uma numeração que se destina a identificar o produto em qualquer lugar, independente da cidade ou estado do estabelecimento produtor. Cada série de números identifica, além do produto, o fabricante de forma única e específica. No Brasil, o padrão de código para comércio é realizado pela GS1. Para conseguir o seu próprio código para seus produtos, basta se cadastrar no site da GS1 (https://www.gs1br.org) e providenciar o seu.
Elaborado por: Katharine Prytulak – Graduando em Engenharia de Alimentos e Estagiária da Apis Food Solution
Quer saber mais sobre Código de Barras?
Então acesse o link abaixo e tenha acesso ao nosso E-book exclusivo e conheça mais sobre esta ferramenta.
Referências bibliográficas
SILVA, Kennedy da. Código de barras: como ele pode ajudar sua loja? 2018. Blog InfoVarejo. Disponível em: < https://www.infovarejo.com.br/codigo-de-barras/#:~:text=Importante%20para%20a%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos,estoque%20e%20gest%C3%A3o%20em%20geral.>. Acesso em 21/12/2020.
GS1 BRASIL. Saiba a importância do código de barras. 2016. Blog da Associação Brasileira de Automação. Disponível em: <https://blog.gs1br.org/saiba-importancia-do-codigo-de-barras/>. Acesso em 21/12/2020.
BZ TECH. O que é um Código de Barras e sua importância. 2020. Blog BZ Tech. Disponível em: <https://www.bztech.com.br/blog/o-que-e-um-codigo-de-barras-e-sua-importancia>. Acesso em 21/12/2020.
GS1 BRASIL. Entenda como funciona o código de barras. [s.d.]. Blog da Associação Brasileira de Automação. Disponível em: <https://www.gs1br.org/codigos-e-padroes/entenda-como-funciona-o-codigo-de-barras> Acesso em 21/12/2020.
GS1 BRASIL. A importância da identificação de produtos por código de barras. 2016. Blog da Associação Brasileira de Automação. Disponível em: <https://blog.gs1br.org/a-importancia-da-identificacao-de-produtos-por-codigo-de-barras/>. Acesso em 21/12/2020.
Facebook Comentários