Conservação de Frutas Congeladas - Apis Food Solution
CONTATO EnglishPortugueseSpanish

Blog Apis

Conservação de Frutas Congeladas

Compartilhar é se importar!

Sabemos que frutas, no geral, são sazonais e têm uma vida útil pequena. Com isso, ao longo do tempo foram criadas tecnologias para, principalmente, diminuir a atividade de água das frutas e aumentar sua vida útil.

Antes, as técnicas mais utilizadas eram os doces em calda, geleias e chimias. Ou seja, era empregado o uso de calor e açúcar para concentração das frutas e, consequentemente, sua atividade de água e microbiana diminuía.

Conservação de Frutas Congeladas

Com o avanço dos estudos e tecnologia de processos, surgiu a possibilidade de congelamento das frutas e, pasmem, sem a adição de mais ingredientes ou aditivos!

Hoje, as frutas podem ter sua validade aumentada por até 12 meses quando no formato de polpa e 3 meses quando congeladas in natura. Existem processos que irão auxiliar na manutenção da qualidade, como a correta sanitização das frutas e o método de congelamento.

Validade de Frutas Congeladas

A validade de frutas congeladas também depende do freezer. Se ele alcança a temperatura de -18°C ou menos, as frutas duram até 90 dias (3 meses). Já se ele fica entre -11°C e -18°C, elas podem ficar por até 30 dias (1 mês) (Liv Up, 2019). Para saber qual temperatura o freezer se encontra, é necessário possuir um termômetro calibrado para fazer a medição.

O congelamento é uma operação que deve ser realizada imediatamente após o envase da fruta/polpa, evitando que fique em contato com outros alimentos no freezer. É possível utilizar o Congelamento Rápido Individual (Individually Quick Frozen – IQF), que é um sistema rápido e eficiente no congelamento de frutas.

Esse sistema garante a manutenção das características naturais do produto, permitindo que as frutas pequenas sejam congeladas individualmente mantendo forma, textura, sabor e cor. Além de preservar as propriedades naturais, as frutas ficam soltinhas. A temperatura de armazenagem é -18°C (Frubelle, 2018).

Conservação de Frutas Congeladas

 Mas e o descongelamento? Ele deve ser de forma lenta e em temperaturas de refrigeração. Então, o mais adequado é tirar do freezer e colocar na geladeira. No caso do morango, para fazer doces, deve-se levar direto para cozinhar e no caso da amora, o descongelamento além de ser feito sob refrigeração ou pode ser direto no preparo da calda.

Elaborado por: Apis Food Solution

Referências

AMARO, A. P.; BONILHA, P. R. M.; MONTEIRO, M.; Alim. Nutr, v. 13, p.151, 2002.

ARAÚJO, J. M. A. Química de Alimentos, Teoria e Prática, 3ed. Ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2004.

BRUNINI, M. A.; DURIGAN, J. F.; OLIVEIRA, A. L.; Rev. Bras. Frutic, v. 24, p. 651, 2002.

Descubra como congelar frutas da maneira correta. Liv Up, 2019. Disponível em: <https://blog.livup.com.br/como-congelar-frutas%E2%80%8B-da-maneira-correta/#:~:text=Quanto%20tempo%20duram%20as%20frutas,com%20a%20data%20do%20congelamento>. Acessado em: Fevereiro/2022.

Frutas Congeladas – Frutas IQF – Individually Quick Frozen (ou Congelamento Rápido Individual). Frubelle, 2018. Disponível em: <https://www.frubelle.com.br/frutas-congeladas/>. Acessado em: Fevereiro/2022.

MATTA, V. M.; FREIRE JUNIOR, M.; CABRAL, L. M. C.; FURTADO, A. A. L. Polpa de Fruta Congelada. Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2005. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/11881/2/00076180.pdf>. Acessado em: Fevereiro/2022.

Qual a validade de frutas congeladas? IQ-FAQ, 2021. Disponível em: <https://iq-faq.com/pt/Q%26A/page=08b0f3e71b4771722e62adb53268122a>. Acessado em: Fevereiro/2022.

RINALDI, M. M.; COSTA, A. M. Vida Útil de Polpa de Frutos de Passiflora cincinnata CV. BRS Sertão Forte Congelada. Agrotrópica, v. 33(2), p. 131 – 142, 2021.

Sistema de Congelamento IQF. Frubelle, 2018. Disponível em: <https://www.frubelle.com.br/sistema-de-congelamento-iqf/>. Acessado em: Fevereiro/2022.

Facebook Comentários