FOOD SERVICE: O futuro é hoje! Como reconquistar a confiança do teu cliente? - Apis Food Solution
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FOOD SERVICE: O futuro é hoje! Como reconquistar a confiança do teu cliente?

Compartilhar é se importar!

Há alguns dias venho assistindo lives sobre o setor de food service e percebi uma tendência crescente em relação a preocupação com a segurança dos alimentos.

Tenho que admitir que isso me deixa muito feliz 😀

Não é novidade que eu amo essa área e quem me conhece sabe que todas essas regras que vieram a tona eu sempre falo nos meus treinamentos e auditorias nos clientes.

Tenho certeza de que muita gente nesse período lembrou de quando eu falava: “lavem as mãos, toda hora! Não lembra quando foi a última vez que lavou as mãos? Lava de novo!” “Não coloca essa caixa que veio da rua em cima da bancada, cuida pra não falar sobre os alimentos…” enfim, aquele monte de “chatices” que sempre existiram e agora estão com força total!

E então eu e minha sócia Katherine Manetti, também especialista no setor Food Service, resolvemos fazer uma pesquisa para entender se o que os especialistas de todo o Brasil estão dizendo se concretiza especificamente no Rio Grande do Sul.

O que perguntamos foi o seguinte:

Pra você, a segurança do alimento é uma preocupação? Quando tu compra um alimento pra tua família, tu te preocupa com isso?

93% responderam SIM

7% responderam NÃO (sendo que aqui muitos erraram na hora de clicar kkkk carinha rindo)

Isso quer dizer que podemos considerar um 100% por aqui.

Ou seja, se tu te preocupa, por que teu cliente não iria se preocupar também?!

Ah e também recebemos inúmeros comentários com as maiores preocupações de quem respondeu a pesquisa (outra hora te conto).

Então, sabendo disso, a gente quis entender melhor, se o cliente se sentiria mais seguro se soubesse que o estabelecimento está cumprindo as regras exigidas (medidas para evitar a contaminação):

98% das pessoas marcaram SIM e apenas 2% NÃO.

Então, meu amigo, o cenário atual é que o cliente que antes confiava de olhos fechados, precisará ter certeza de que está consumindo um alimento seguro!

E como provar isso a ele?

Sim, fica tranquilo, perguntamos isso também!

De que forma você espera saber que a empresa está seguindo estes requisitos? Dei algumas opções e o resultado foi:

11% das pessoas querem saber no momento da entrega do produto (delivery). Ou seja, precisam receber um produto que demonstre toda essa segurança e controle. Muitas empresas já estão focadas nisso, enviando mensagens e orientações aos clientes, álcool 70% no combo, aromas de álcool nas embalagens e embalagens extras para não terem contato com a caixa de entrega.

3% marcaram que esperam ver no próprio estabelecimento, através de controles higiênico-sanitários com os colaboradores da empresa, estrutura física, entre ouras ações que venho falando há algum tempo.

14% acreditam vendo nas redes sociais da empresa, com stories dos processos mostrando como as coisas são feitas, lives com especialistas tirando dúvidas dos clientes, fotos e vídeos de treinamentos com a equipe e assim por diante.

E olha que curioso:

72% das pessoas precisam ver todos os itens acima para ter confiança de que o local está realmente implementando ações para evitar a contaminação dos alimentos.

Que desafio o nosso hein?!

E para complementar e ter certeza sobre as informações, nosso último questionamento foi:

De que forma o estabelecimento precisa te mostrar que é seguro comprar dele?

41% precisam ver que a empresa capacitou a sua equipe. Confirmando a necessidade de ter funcionários conscientes sobre a importância dos controles nos processos.

36% das pessoas precisam que um especialista confirme sobre as condições higiênico-sanitárias do local. Não querendo nos gabar, os clientes se sentem mais seguros ao saberem que a empresa tem um profissional que treina e orienta a sua equipe constantemente.

23% dos que responderam querem ver o processo acontecendo. Agora mais do que nunca! Não tenha vergonha de mostrar o teu processo. O teu cliente está só esperando por isso!

E, acredite se quiser:

0% para a opção: Se ele disser eu acredito. Sim, nenhuma pessoa mais acredita somente pelo fato da empresa dizer que cumpre as regras.

E agora? Temos um grande desafio nas mãos!

Se tu quiser que o teu negócio de alimentação reconquiste a confiança dos teus clientes terá que provar que é seguro comprar de ti.

Tu tá disposto a encarar mais essa? Se a ideia é se manter no mercado, tenho que te falar abertamente: não tem opção! Ou encara ou o cliente vai escolher teu concorrente!

Sinta-se abraçado (virtualmente), com muito álcool gel 🙂

Latoya Brum e Katherine Manetti – Especialistas no Setor Food Service

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