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Merchandising

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Ideias de Formatos Diferenciados para Expor em Pontos de Venda


Qual o significado de Merchandising?

Merchandising é um conjunto de práticas de marketing que tem por objetivo proporcionar a melhor apresentação dos produtos no ponto de venda de modo a criar impulsos de compra na mente do consumidor.

De acordo com a Endeavor (2018), em dados de pesquisa ralizada pelo Point Of Purchase Advertesind Institute, 85% dos consumidores definem suas compras no ponto de venda, e para se ter uma idéia, nos EUA o valor é de 72%.

O objetivo do merchandising é atrair, seduzir, convencer, ativar a memória do consumidor, envolvendo seus sentidos, sensações, percepções e desejos.

Essa estratégia é norteada por 5 diretrizes principais:

  1. Produto – o centro de toda a estratégia
  2. Lugar – onde o produto será apresentado
  3. Momento – quando o produto será oferecido. É preciso estar atento a temporadas e sazonalidade, por exemplo.
  4. Quantidade – quanto do produto será exposto? Ausência gera demanda, mas também pode gerar sensação de falta de opção. É preciso equilibrar.
  5. Preço – por quanto o produto será vendido, é preciso ter um preço competitivo, criar descontos e promoções.

Mas como eu posso implementar o Merchandising em meu negócio?

Para a implementação desta estratégia de marketing, é importante definir quais são os produtos que vão para o interior do freezer, para poder separá-los por tamanhos, tipo de produto, cores e marca, sinalize adequadamente os preços de cada produto, deve definir também a quantidade que ficará exposta de cada um dos produtos que vão dentro do freezer.

Recomenda-se que o freezer fique em local bem iluminado para aumentar a visibilidade dos produtos.
Existem diferentes tipos de merchandising que podem ser implementados para melhorar a apresentação dos produtos no ponto de venda, alguns que você pode usar para o seu ponto de venda estão listados abaixo:

  • Adesivo de piso: Elabore adesivos com elementos visuais atrativos e priorize a aplicação próxima ao local de exposição da mercadoria. Lembre-se da segurança e da qualidade do material quando pensar em um adesivo de chão para uma ação no PDV. Materiais antiderrapantes e de alta resistência são os mais indicados. Afinal, pessoas vão transitar pelo local de venda a todo tempo. Elabore adesivos com elementos visuais atrativos e priorize a aplicação próxima ao local de exposição da mercadoria.
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  • Banner promocional: É um clássico do visual merchandising. São estruturas portáteis, que podem ser estáticas ou apresentar um visual mais inovador, com movimento e mensagens customizáveis. Adaptam-se a diferentes locais e podem levar qualquer tipo de informação ao consumidor.
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Cartazes, banners, faixas, placas, móbiles etc., devem ser de fácil leitura. Evite o excesso de informação e imagens e escrita e posicione as peças em pontos estratégicos, na altura dos olhos e sem interferir na circulação da loja.

Dentro do freezer podem ser colocados os produtos em prateleiras, nas quais estarão separados os produtos, a separação pode ser feita por tipo de produto, sabor, tamanho e marca, isso ajudará a melhorar a exposição dos produtos, facilitando a identificação pelo cliente.

Assegure-se que os preços sejam fácies de entender e diferenciados para cada produto. Além disso, use luzes frias as quais dão maior visibilidade, também pode usar luzes direcionadas ao produto, dando maior destaque ao mesmo.

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Estime o Volume de Produtos em Exposição Dentro do Freezer

A quantidade de produtos em exposição afeta diretamente na manutenção da temperatura correta dos alimentos. Quanto mais itens, mais potente precisa ser o equipamento de refrigeração. Porém, nem sempre é necessário ter tantos expostos ao mesmo tempo no freezer.

Por isso, é importante estabelecer uma quantidade limitada de cada tipo de produto em exposição. Aqueles que têm maior rotatividade e volume de vendas devem ter mais unidades à disposição dos clientes. Entretanto, aqueles que não têm tanta saída devem ter menor quantidade de unidades dispostas.

Não se esqueça do First in, first out ou primeiro a entrar, primeiro a sair trata-se de uma estratégia que se baseia em despachar os produtos que estão armazenados há mais tempo, primeiro.

Elaborado por: Apis Food Solution

    Referências:

    PDV: 6 dicas de merchandising para turbinar seu ponto de venda. In: PDV: 6 dicas de merchandising para turbinar seu ponto de venda. Endeavor, 9 dez. 2018. Disponível em: https://endeavor.org.br/marketing/pdv-ponto-venda/. Acesso em: 18 jan. 2022.

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