Você sabe o que é prototipagem de alimentos e porque é tão importante?
A prototipagem é uma etapa que pode ser utilizada no desenvolvimento ou melhoria de novos produtos no setor de alimentação, utilizando técnicas mais inovadoras, disruptivas e com foco nas necessidades dos consumidores.
O protótipo é a conversão de uma ideia em algo apresentável, palpável, ou seja, a passagem de algo abstrato para o físico. O objetivo principal dessa transformação é representar a realidade de um possível produto de uma forma mais simples e barata.
Os modelos de protótipos são desenvolvidos para verificar se atingem os objetivos técnicos e de negócio (viabilidade). Abaixo, alguns exemplos:
Protótipo escrito de um novo alimento:
Pode ser elaborado um protótipo de alimento apenas com sua descrição, funcionalidades, alusão à aparência e outras características.
Exemplo desenvolvido através da nossa Food Solution de Melhoria de produto para um cliente Apis:
Protótipo de amostra:
Pode ser criada uma formulação experimental do novo alimento, utilizando métodos mais simples de preparo, mas com o objetivo de se obter o formato aproximado, forma de apresentação e/ou venda.
A avaliação sensorial é considerada um protótipo de amostra e é um dos testes mais realizados em alimentos, trazendo resultados muito satisfatórios em relação as percepções dos consumidores referente aos atributos de um alimento, tais como: sabor, aroma, textura, cor, crocância e outros.
Análise sensorial realizada para um produto de cliente Apis:
Protótipo com imagens:
Podem ser criados desenhos, imagens, ilustrando o produto, a ideia, a embalagem, a forma de consumo, uma degustação e outros, de forma a se dar uma ideia e pensar sobre o desenvolvimento do produto.
Exemplo de um protótipo com imagens para melhoria e desenvolvimento de uma nova embalagem, realizado por um cliente Apis no nosso Workshop de Prototipagem de Alimentos:
Depois de aplicados os protótipos com o público alvo, a empresa terá diversos feedbacks que irão auxiliar a equipe no posterior desenvolvimento do produto, gerando novas ideias, permitindo a equipe visualizar os pontos fortes do produto e o que ainda precisa ser modificado/melhorado ou abandonado no projeto de concepção de produto.
Sendo assim a prototipagem é definida por muitos autores como sendo mais do que uma técnica para evitar falhas na inserção de novos produtos no mercado. Ela serve para fomentar ideias, aguçar a imaginação dos criadores e permitir o surgimento de inovações.
Elaborado por: Gustavo Ignácio – Graduando em Engenharia de Alimentos e Estagiário na Apis Food Solution.
Referências:
BARBOSA, B. C.; PAULA, I. C. Desenvolvimento de um produto alimentício utilizando técnicas e ferramentas do Design Thinking.
OLSEN, N. V. Design thinking and food inovation. Trends in Food Science & Technology, 2014.
RUDOLPH, M. J. The food product development process. British Food Journal, Vol 97 Nº 3: 1995.
SOZO, J. S. et al. Análise Sensorial e Intenção de Compra de Pratos Prontos à Base de Subprodutos de Filé de Salmão. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, 2017.
VIANNA, M. et al. Design Thinking: Inovação em Negócios. 1ª ed. Rio de janeiro: 2012.
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